Dificuldade para dormir? A relação da insônia com a necessidade de vigiar e controlar


Demorar para dormir, acordar várias vezes a noite, sono agitado, acorda cansada e com pouca disposição.


Provavelmente, você tem necessidade de controlar tudo e todos ao seu redor. Existe um medo que te assusta e te mantém em estado de alerta, impedindo, inclusive teu sono, porque dormir, é confiar que as coisas acontecem independente de nós, é relaxar e reconhecer que você é um grão de areia no universo, e não é responsável pelos problemas do mundo.


O controle surge como forma de tentar minimizar o perigo, tomar cuidados, precauções, para que as coisas saiam como o planejado, como o esperado por ti.


Esses medos podem ser diversos, mas em geral, existe um medo muito grande e muito profundo que te acompanha. É necessário olhar para ele, não na tentativa de que ele não exista mais, mas sim, de aceitar que ele está em ti, que ele é teu, que tem algo de bom a fazer por ti. Esse medo está aí como teu protetor, como defensor da tua vida, por algum momento ele foi muito importante para te manter viva. É preciso reconhecê-lo como seu, dizer um SIM para ele. Mas tome cuidado, não é porque você o sente que ele deve te dominar, você deve reconhecer que ele está aí, mas não deixá-lo impedir de viver a sua vida.


Com isso, fica mais fácil de relaxar a noite e ter um sono tranquilo e reparador.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo